Conheça os perigos das drogas ilícitas e quais cuidados tomar!

3 minutos para ler

Entender as consequências e os riscos que as drogas ilícitas provocam na saúde física e mental é um aspecto muito importante para conter os efeitos negativos desse problema. Além dos danos ao organismo, o uso dessas substâncias provoca impactos econômicos e sociais em larga escala.

Além disso, boa parte das substâncias causa habituação e, portanto, o organismo se acostuma e necessita de uma dose cada vez maior para conseguir obter os mesmos efeitos, o que aumenta as chances de overdose. Assim, ainda que pareça inofensivo, entender o perigo associado ao uso de drogas é importante para direcionar ações de controle dessa prática.

Ficou interessado e quer saber quais são os perigos das drogas ilícitas para a saúde? Então, continue a leitura!

Quais são as drogas ilícitas mais consumidas no Brasil?

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 4,9 milhões de brasileiros afirmaram usar substâncias ilícitas nos 12 meses anteriores à realização do estudo. A droga mais consumida no Brasil é a maconha: 7,7% dos brasileiros entre 12 e 65 anos já a usaram pelo menos uma vez na vida.

Na segunda colocação fica a cocaína em pó: 3,1% das pessoas já consumiram essa substância. Outras drogas ilícitas mais consumidas pelos brasileiros são:

  • crack;
  • solventes;
  • LSD;
  • ecstasy;
  • quetamina;
  • heroína.

Quais são os perigos do uso de drogas ilícitas?

O consumo constante das drogas ilícitas resulta em dependência química e contribui para doenças relacionadas à saúde mental e física. Assim, as substâncias podem agravar os sintomas da depressão e inicia quadros de ansiedade patológica, por exemplo.

Ainda que o usuário tenha a sensação de que tem controle e domínio consciente sobre a intensidade e quantidade do consumo, o uso das drogas representa um perigo à saúde. As consequências do hábito resultam em efeitos muito graves, como psicose, alucinação e até mesmo ideações suicidas.

Para os jovens, existem prejuízos nas relações familiares, na vida afetiva e escolar. No caso dos adultos, as consequências do uso constante comprometem o relacionamento entre filhos e a vida profissional, além dos prejuízos no âmbito financeiro e social.

Quais cuidados devem ser tomados para evitar o uso de drogas ilícitas?

A primeira etapa para a dependência no uso de drogas é o ato de experimentar a sensação que as substâncias oferecem para o corpo. A partir disso, mesmo que a pessoa não tenha tendência genética para desenvolver o vício, as chances de vivenciar situações de abuso no consumo desses produtos se torna maior.

O único modo de evitar esse problema é por meio da prevenção. Portanto, alguns cuidados que devem ser tomados são:

  • conscientize sobre os riscos relacionados ao uso;
  • apoie ações que promovam o vínculo familiar;
  • desestimule o uso inicial de substâncias lícitas e ilícitas;
  • dê suporte familiar e estimule a participação de grupos de apoio;
  • incentive a prática de esportes.

Como vimos, as drogas ilícitas causam vício e dependência química, trazendo várias consequências negativas para o usuário. Por isso, é importante conscientizar as pessoas em relação ao uso, abordando sobre como é importante evitar essas substâncias.

Gostou do post? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para alertar os seus amigos sobre as drogas ilícitas!

Posts relacionados