Saúde bucal: 5 problemas que a falta de higiene pode causar!

4 minutos para ler

Não é novidade que cuidar da saúde bucal é a primeira etapa para garantir a estética do sorriso. Contudo, o que muitos não sabem é que esses hábitos se refletem diretamente no organismo e evitam diversas doenças que podem causar desconforto e problemas.

De fato, uma limpeza inadequada favorece o surgimento de bactérias que provocam infecções. Caso não sejam tratadas corretamente, podem contribuir para o aparecimento de patologias em outras partes do corpo. Para evitar esse desconforto, é fundamental consultar um dentista regularmente, pois o profissional é apto a instruir sobre o melhor modo de fazer uma boa higiene bucal.

Ficou interessado e quer saber quais são os principais problemas gerados pela falta de cuidados com a boca? Então, continue a leitura!

1. Cárie

A cárie é caracterizada por uma deterioração nos dentes provocada pela proliferação de bactérias. Esse problema costuma comprometer gravemente a saúde bucal e acontece por conta da falta do uso de fio dental e da má escovação.

Caso não seja tratada, a cárie pode evoluir para a destruição da polpa dos dentes, o que exige sua extração, principalmente por conta do risco de infecções e da dor provocada. Para isso, é fundamental escovar os dentes algum tempo após a ingestão de alimentos e bebidas.

2. Gengivite

A gengivite é uma inflamação das gengivas, provocada pela má higiene bucal e pelo uso de produtos impróprios para limpar os dentes, como escovas de tamanho maior que o ideal ou com cerdas duras.

Esse problema provoca alta sensibilidade na região afetada, sangramentos, vermelhidão, inchaço e dores. Além disso, a doença pode ser uma das responsáveis por casos de mau hálito e evoluir para doenças graves, como a periodontite.

3. Endocardite bacteriana

A endocardite bacteriana surge quando as bactérias presentes na boca chegam à circulação sanguínea e ao coração. Uma vez lá, elas causam uma infecção nas artérias e válvulas cardíacas ou no tecido que recobre o órgão.

Essa infecção pode se tornar ainda mais grave caso a pessoa já tenha algum problema cardíaco, podendo levar à morte. Assim, quem tem doenças do coração deve consultar o dentista com regularidade antes de realizar procedimentos odontológicos que elevem o risco das bactérias bucais entrarem na circulação.

4. Câncer bucal

Apesar de estar relacionado com uma divisão descontrolada das células, o câncer bucal também está ligado à má higiene bucal. Nesse caso, o tumor se inicia a partir das lesões, em muitos casos provocadas por próteses mal adaptadas.

A partir disso, evoluem ao se beneficiar de um local favorável às infecções. A doença é grave e o seu sintoma deve ser investigado rapidamente para iniciar o tratamento.

5. Artrite reumática e pneumonia

As bactérias presentes na boca podem chegar em diversos órgãos por meio da circulação sanguínea, como as articulações e pulmões, provocando infecções como pneumonia e artrite.

Como esses locais não são habituais desses microrganismos, eles não encontram resistência natural e, portanto, podem ser mais difíceis de serem tratados.

Agora que já sabe a importância da saúde bucal e os principais problemas causados pela má higiene, saiba que é fundamental consultar um dentista especializado com regularidade. Com isso, ele poderá fazer uma avaliação geral e indicar as melhores maneiras de prevenir as doenças.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para informar os seus amigos!

Posts relacionados