Optar pelos óculos corretos e que se adéquem ao rosto não é fácil. No entanto, mais do que proporcionar um bom caimento, é essencial que o acessório seja resistente e que a lente seja ideal para a correção do problema de visão.
Assim, existem vários tipos de lentes de óculos de grau e é muito importante saber escolhê-las. Na hora de adquiri-las é fundamental considerar três critérios principais: o tipo de foco necessário, o valor dióptrico e o material utilizado.
Ficou interessado? Quer saber quais são os tipos de lentes de óculos de grau? Então, não perca o nosso post. Boa leitura!
Quais são os tipos de lentes de óculos de grau?
Existem vários tipos de lentes que atendem às necessidades de cada pessoa. Veja, a seguir, quais são.
Quanto à função
Bifocal
A lente bifocal é a mais comum. Ela corrige a visão de longe e de perto, o que combina duas prescrições em uma lente só. A parte superior se projeta para corrigir alguma deficiência de longe, enquanto que a inferior é uma lente de curta distância que tem a função de corrigir a visão de perto.
Multifocal
Também chamada de progressivas, a lente multifocal corrige a visão ao fazer uma progressão quase imperceptível dos campos de visão e possibilita à pessoa enxergar bem de longe, de perto e de distância moderada. A divisão é feita do seguinte modo: a parte inferior corrige a visão de perto, o centro atua na visão intermediária e a região superior foca mais longe.
Monofocal
Também conhecida como simples, a lente monofocal corrige somente um problema isoladamente, que pode ser apenas o astigmatismo (dificuldade para enxergar tanto de longe quanto de perto), a hipermetropia (de perto) ou a miopia (de longe).
Assim, esse tipo atua em somente um campo de visão e quem tem um ou mais problemas costuma não se adaptar ao modelo.
Quanto ao material
Policarbonato
Duráveis e resistentes, as lentes de policarbonato são ideais para as pessoas que têm até 4 graus de hipermetropia ou miopia com 2 de astigmatismo. Esse material é indicado para confeccionar óculos de crianças e atletas, e também para óculos usados na indústria, em decorrência de sua durabilidade e segurança.
Resina
Por causa do alto índice de refração, a lente de resina é mais adequada para quem tem um alto grau de hipermetropia ou miopia. As lentes com alto índice de refração podem resultar em um óculos mais discreto e leve, mesmo em graus acima de 4.
Anti-reflexo
A lente dos óculos reflete uma parte da luz que chega até ela. Isso faz com que os olhos do indivíduo que está usando o acessório sejam menos visíveis. Além disso, esse problema pode causar algumas imagens fantasma, o que atrapalha a visão.
O tratamento anti-reflexo é aplicado em finas camadas sobre as lentes, reduzindo esse efeito espelhado, o que melhora a estética dos óculos e a qualidade da visão.
Agora que você já conhece os principais tipos de lentes de óculos de grau, lembre-se de consultar um oftalmologista quando perceber qualquer problema em sua visão. Além disso, escolha um óculos de qualidade, sempre pensando na saúde dos olhos.
Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, tire todas as suas dúvidas sobre saúde visual!