Desde a Revolução Industrial, o trabalhador passou a ser exposto com maior frequência a diversos agentes nocivos que prejudicam a qualidade de vida. A exposição a ambientes insalubres, como é chamado, pode proporcionar graves consequências para a saúde do colaborador.
De modo geral, um trabalho insalubre é aquele realizado em locais que prejudicam o bem-estar humano. Nesse caso, os trabalhadores ficam expostos a agentes biológicos ou químicos, ou em contato com umidade, frio, calor, ruídos e esgoto acima do nível tolerado pelas normas.
Neste post, apresentaremos os principais ambientes insalubres e os cuidados que devem ser tomados. Confira!
Indústria alimentícia
A área da indústria alimentícia expõe muitos trabalhadores a um ambiente insalubre. Em um setor de carnes, por exemplo, o colaborador pode ficar exposto a um frio intenso, pois o local de estoque dos alimentos deve se manter em uma temperatura baixa, até mesmo abaixo de zero.
Além disso, os ruídos provocados por uma máquina de linha de produção também podem ser bastante prejudiciais, na medida em que podem estar acima dos limites estipulados pela NR-15 para esse tipo de agente físico.
Indústria de siderurgia
A indústria siderúrgica está entre as empresas que mais prejudicam a qualidade de vida dos trabalhadores. O funcionário que atua diretamente no forno de queima de carvão, por exemplo, fica exposto a um calor em excesso e ainda entra em contato com o pó do carvão, que é bastante tóxico e causa problemas sérios à saúde ao longo do tempo.
Para diminuir o risco, é fundamental que o colaborador use máscaras, abafadores de ruídos, luvas e óculos de proteção. Caso esses cuidados não sejam tomados, a pessoa pode adquirir doenças respiratórias por conta da inalação do pó de carvão, além de sofrer queimaduras.
Indústria de carros e de autopeças
Responsável pelo emprego de boa parte dos trabalhadores brasileiros, a área automobilística também apresenta ambientes que prejudicam a saúde dos colaboradores. Nesse caso, o grande perigo se encontra nas linhas de produção, já que, para produzir as peças dos carros, é preciso utilizar diferentes tipos de máquinas que provocam intensos ruídos.
Contudo, esse risco pode ser diminuído com o uso de abafadores. Com o passar do tempo, a utilização incorreta dos equipamentos pode causar sérios prejuízos à audição dos trabalhadores.
Indústrias de bens de consumo
As indústrias de bens de consumo, como sapatos e eletrodomésticos também contam com ambientes insalubres. Nesse caso, os trabalhadores podem se expor ao excesso de barulho durante a jornada de trabalho.
Além disso, em indústria de calçados, o funcionário ainda tem contato com agentes químicos, contribuindo ainda mais para que esse local se torne nocivo ao bem-estar humano. Logo, é fundamental utilizar luvas e abafadores para evitar o excesso de barulho e o contato direto com os produtos químicos.
Agora que já sabe o que são ambientes insalubres e os cuidados que devem ser tomados, lembre-se de que é fundamental ficar atento às situações em que os trabalhadores estão expostos. Além disso, ressalte a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos colaboradores por meio de palestras e treinamentos.
Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de dicas e informações sobre a qualidade de vida dos trabalhadores? Então, curta a nossa página do Facebook!