[CONTEÚDO SAZONAL] Campanha contra Aids: como promover a saúde com a chegada do Carnaval

4 minutos para ler

Parte das responsabilidades de quem trabalha com recursos humanos é oferecer, além das melhores condições para os profissionais, conteúdos e informações que possam ser importantes para os colaboradores. Ações de conscientização são um exemplo disso e fazer uma campanha contra Aids pode ser uma opção importante nessa época do ano.

Mas é preciso muito cuidado com as estratégias que você vai adotar e também com as peças que vai utilizar. Por isso, que tal se aprofundar um pouco mais nesse assunto e saber exatamente como criar uma campanha para promover a conscientização dos colaboradores sobre a Aids? Continue a leitura deste artigo e confira!

O que é a Aids e quais são as suas formas de contágio?

Antes de nos aprofundarmos em como criar uma campanha de conscientização na sua empresa, é importante saber o que é essa doença. Causada pelo vírus HIV, ela prejudica o sistema imunológico da pessoa, enfraquecendo o organismo a combater doenças como tuberculose e ainda facilita alguns tipos de câncer, como linfomas. A doença é sexualmente transmissível e também pode ser contraída em contato com sangue infectado.

Qual a importância e como fazer uma campanha contra Aids?

Com o Carnaval se aproximando, é fundamental que as empresas façam um trabalho de conscientização dos seus funcionários. Não que ela seja responsável pelas escolhas dos colaboradores em seus momentos de folga, porém, é obrigação orientá-los sobre doenças comuns nessa época, e fazer uma campanha contra Aids é importante para promover a saúde. Saiba como!

Ofereça palestras

As palestras são extremamente úteis para fortalecer campanhas contra a Aids, sendo um momento eficiente para promover a troca de informações relevantes com os colaboradores, com uma abordagem mais direta sobre o assunto.

Mostre os métodos de transmissão e prevenção

Explicar como a Aids pode ser transmitida é fundamental, especialmente pela proximidade com o Carnaval. Além disso, é importante mostrar quais são as ações mais eficientes de prevenção, que vão evitar que o colaborador desenvolva problemas mais sérios no futuro.

Informe as formas de tratamento

Também é importante destacar que, apesar de ser uma doença grave e crônica, a Aids tem formas de tratamento disponíveis, que podem ajudar o paciente a fortalecer o seu sistema imunológico, por exemplo, e ter uma rotina normal de trabalho e outras relações pessoais.

Espalhe cartazes pela empresa

Parte relevante dentro de uma campanha de conscientização está na apresentação do assunto e espalhar cartazes sobre o assunto (mesmo informando sobre uma palestra, por exemplo) pode ser um caminho importante para promover o engajamento dos colaboradores.

Quais são os benefícios para a saúde dos seus colaboradores?

Realizar campanhas de conscientização traz benefícios para as empresas, porém, o principal são as vantagens para a saúde dos colaboradores. Afinal, oferecer as informações mais importantes e os cuidados que cada um deve tomar é de responsabilidade da organização. Ninguém vai tomar conta de ninguém nos momentos de lazer, mas é preciso orientá-los.

Fazer uma campanha contra a Aids é apenas uma parte de um trabalho de conscientização que todas as equipes de Recursos Humanos devem colocar em prática. Com as estratégias executadas corretamente, você colabora diretamente para a saúde dos profissionais.

Como essas campanhas de conscientização têm tudo a ver com as melhores práticas de saúde no ambiente de trabalho, que tal ficar por dentro de mais uma? Então confira o nosso blog e saiba o que é saúde preventiva e como adotá-la na empresa!

Posts relacionados