De quanto em quanto tempo devo ir ao médico? Saiba o que considerar

3 minutos para ler

Ir ao médico regularmente não é uma tarefa muito fácil, principalmente se você não está doente. Manter essa busca regular, no entanto, nos auxilia na manutenção de nossa saúde e, também, na prevenção de doenças; mas, afinal, de quanto em quanto tempo devo ir ao médico para consultas de rotina?

Neste post, apresentaremos 3 fatores que devem ser observados para determinar sua frequência às consultas médicas. Lembre-se que, além de procurar um profissional para fazer um check-up periodicamente, é necessário que se compareça aos retornos das consultas. Quer saber o que fazer para se prevenir e detectar doenças com antecedência? Continue lendo para saber mais!

Idade

A idade é um dos principais fatores que determinam a frequência das consultas médicas: pacientes na terceira idade estão mais propensos a doenças, e, portanto, como regra geral, devem ter um acompanhamento médico mais regular. Essa maior propensão se deve, principalmente, aos hábitos adquiridos ao longo da vida — que podem causar danos irreversíveis ao organismo, resultando em doenças como a hipertensão arterial e o diabetes.

No entanto, não são apenas idosos que precisam de consultas de rotina com o médico. Um exemplo de indicação de check-up antes da terceira idade é o das mulheres, que precisam realizar o Papanicolau e a mamografia, mesmo em idade reprodutiva. Para saber a frequência ideal para a sua faixa etária, o ideal é seguir as orientações de seu médico.

Histórico médico familiar

O histórico médico familiar é o registro da saúde dos parentes mais próximos ao paciente. Indivíduos com familiares próximos com doenças como as cardiopatias, o diabetes e alguns tipos de câncer podem estar mais propensos a desenvolvê-las.

Isso ocorre porque compartilhamos muitas de nossas características com nossa família — como, por exemplo, o código genético e alguns hábitos de vida. Esses fatores podem estar relacionados diretamente ao desenvolvimento dessas doenças; por isso, tendemos a ter um quadro de saúde semelhante ao de nossos familiares.

Resultados de exames

No geral, é recomendado que o exame médico de rotina seja feito anualmente. No entanto, em algumas situações específicas, essa frequência pode aumentar, especialmente quando algum exame solicitado retorna alterado.

Por esse motivo, tenha atenção aos resultados de seus exames e questione seu médico quando eles estiverem acima ou abaixo dos valores de referência: isso pode significar que você precisa de um acompanhamento mais estreito ou, até mesmo, iniciar algum tratamento.

Vale a pena ressaltar, no entanto, que o diagnóstico deve ser sempre confirmado por um médico. Nunca tire conclusões precipitadas de seus exames ou substitua a consulta médica por outro procedimento.

Saber de quanto em quanto tempo devo ir ao médico é uma dúvida frequente entre os pacientes de todas as idades. Algumas especialidades que requerem consultas regulares são a geriatria, a ginecologia e a clínica geral; exames frequentemente solicitados incluem os de sangue, os cardíacos e alguns exames de imagem.

Como mencionamos, a promoção da saúde da mulher conta com algumas particularidades, que devem ser levadas em consideração no estabelecimento da frequência de consultas. Saiba mais sobre os exames necessários na prevenção da saúde feminina e cuide-se melhor!

Posts relacionados