Cada empresa tem as suas particularidades, certo? Algumas, por exemplo, podem ter um número elevado de funcionários idosos e esse cenário requer um cuidado um pouco maior quando o assunto é gestão de saúde desses profissionais. Afinal, por mais que eles ainda realizem as suas tarefas com qualidade, detalhes e ações podem potencializar esse trabalho.
O cuidado com os olhos, por exemplo, passa a ser ainda mais importante à medida que o funcionário vai ficando mais velho. São detalhes como esse que podem estender a capacidade de produção e qualidade das entregas dos funcionários, especialmente os idosos. Com algumas práticas, porém, é possível oferecer as melhores condições possíveis de trabalho.
Ficou curioso e quer saber um pouco mais sobre esse assunto tão importante para a motivação dos profissionais e, é claro, o sucesso da sua empresa? Então continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, entender a importância de ter um pouco mais de cuidado com funcionários idosos e quais práticas colocar em ação dentro da sua organização. Confira!
Por que oferecer um cuidado diferenciado para funcionários idosos?
Para quem trabalha com Recursos Humanos, um desafio muito comum é tirar o máximo de cada colaborador, certo? Ou seja, fazer com que o desempenho dos profissionais aumente, tornando a produtividade da empresa elevada e, como consequência, resultados cada vez melhores sendo alcançados. Quando falamos em funcionários idosos, os cuidados devem ser redobrados.
Afinal, se você e sua equipe fazem de tudo para deixar todos os profissionais satisfeitos para que eles foquem apenas nas suas respectivas funções, por que fazer diferente em relação aos funcionários idosos? A única diferença é que as necessidades e demandas desse público acabam sendo mais diferentes, com certos pontos se tornando mais importantes do que outros.
Para se ter uma ideia, um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que 48,9% dos idosos no Brasil (aqueles com mais de 60 anos) sofrem com algum tipo de doença crônica, como hipertensão, diabetes, dores na coluna e artrite. Ou seja, situações que acompanham a pessoa em seu dia a dia e podem, por exemplo, atrapalhar a rotina de trabalho.
A sua empresa precisa, portanto, adotar práticas que ajudem a reduzir esses desconfortos, entendendo as dores de cada profissional e realizando ações para combatê-las. Fazendo um trabalho de prevenção e acompanhamento adequado, você consegue reduzir significativamente o número de ausências no trabalho e, consequentemente, aumenta a produtividade.
O mesmo vale para o sedentarismo. Se atividades laborais e até campanhas de incentivo à prática de exercícios já são importantes para os profissionais mais jovens, elas se tornam vitais quando falamos em funcionários idosos. De acordo com uma pesquisa realizada na USP (Universidade de São Paulo), o sedentarismo aumenta chance de doenças em pessoas acima dos 60 anos.
Quais práticas adotar para fazer gestão de saúde de funcionários idosos?
Você já sabe, portanto, que os funcionários idosos necessitam de um pouco mais de atenção e cuidado para se concentrarem apenas nas suas atividades no trabalho, certo? Que tal, então, descobrir quais práticas adotar dentro da sua organização para realizar um trabalho de gestão de saúde ainda mais eficiente? Então confira as dicas que nós separamos!
Invista em telemedicina
A telemedicina está se tornando cada vez mais presente na relação entre pacientes e profissionais da saúde e essa tendência não deve ficar de fora da sua empresa. A ideia aqui é permitir que os colaboradores da sua empresa possam entrar em contato com médicos e/ou especialistas a qualquer momento, reduzindo custos e fazendo um atendimento melhor e mais rápido.
Priorize serviços com atendimento 24 horas
Outro ponto que você precisa ficar de olho ao fazer a gestão de saúde de funcionários idosos é procurar por serviços que ofereçam um atendimento 24 horas. Ou seja, que permitam o contato dos pacientes a qualquer momento, algo especialmente importante quando falamos de profissionais mais velhos, em que a rapidez do atendimento é ainda mais importante.
Cuide da saúde visual dos colaboradores
Com o passar do tempo, é natural que a qualidade visual sofra um declínio e, portanto, a saúde visual e ocular dos funcionários idosos se torna uma prioridade. Portanto, não se esqueça de trabalhar com ações voltadas para esse assunto, garantindo que os seus colaboradores tenham o tratamento adequado também quando falamos em exames e tratamentos oftalmológicos.
Adote práticas de medicina preventiva
Melhor prevenir do que remediar, certo? Por mais clichê que seja essa frase, ela faz total sentido na área da saúde, ainda mais quando o assunto é gestão de saúde de funcionários idosos. Portanto, assegure-se de incentivar os seus colaboradores a visitarem médicos e especialistas rotineiramente, realizando suas consultas e exames de acordo com as melhores práticas de medicina preventiva.
Qual é a importância de contar com o auxílio especializado?
Algumas práticas talvez já até sejam adotadas dentro da sua organização, porém, outras podem se tornar ainda mais simples com o auxílio da tecnologia e das soluções ideais para os seus problemas. A VisionCard, por exemplo, foca em soluções para saúde visual e ocular, um problema muito comum entre os idosos.
Soluções como essa vão otimizar o seu trabalho, permitindo que a sua empresa forneça as melhores condições para os funcionários mais idosos. Afinal, a saúde e as condições de trabalho nesse ambiente são tão importantes quanto, por exemplo, a cultura de uma empresa. São detalhes e cuidados como esse que permitem potencializar o desempenho de cada profissional.
Os cuidados com funcionários idosos, portanto, devem ser muito maiores, certo? O mais importante é entender o perfil dos seus colaboradores para, assim, conseguir colocar em prática as ações mais adequadas e tirar o máximo dos profissionais na sua empresa. Com soluções modernas e eficientes, esse trabalho pode se tornar ainda mais simples de ser executado.
Agora que você já sabe como é importante tomar alguns cuidados extras para potencializar o trabalho de funcionários idosos e quais práticas podem ser importantes para isso, que tal começar a procurar por essas soluções? Então acesse o nosso site, conheça os nossos serviços, os benefícios para a sua empresa e comece a otimizar a gestão de saúde o mais rápido possível!