Veja 6 principais benefícios da ginástica laboral para a sua empresa

10 minutos para ler

A empresa é o local onde o colaborador passa a maior parte do seu dia. Dependendo das funções que desempenha no negócio e das condições do ambiente em que labora, no entanto, pode se deparar com uma série de riscos à sua saúde e bem-estar emocional e físico.

Demandas repetitivas e esforços sem controle ergonômico, por exemplo, desencadeiam dores e até doenças ocupacionais a longo prazo. Nesse sentido, contar com os benefícios da ginástica laboral constitui uma excelente solução para mitigar tais perigos. Afinal, além de fortalecer o corpo, a atividade auxilia no alívio da tensão psicológica.

Pensando na importância de buscar ações para melhorar a saúde do colaborador e o clima da organização, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Não deixe de conferir!

O que é e como funciona a ginástica laboral?

O termo ginástica está relacionado a um conjunto de técnicas desenvolvidas para a prática de movimentos corporais que demandam flexibilidade, coordenação motora e força.

A atividade tem como principal objetivo fortalecer e atribuir elasticidade à estrutura física do indivíduo. Além disso, auxilia em questões psicológicas ao favorecer o reconhecimento sobre o próprio corpo.

O conceito de ginástica laboral, por sua vez, foi construído a partir da necessidade de desenvolver essas atividades nos ambientes corporativos, principalmente para amenizar dores e doenças ocupacionais decorrentes dos longos períodos de trabalho, do esforço repetitivo e da postura incorreta.

Trata-se, dessa forma, do incentivo à realização de alongamentos periódicos nos espaços laborais com o intuito de reduzir a tensão em regiões do corpo e, assim, proporcionar maior bem-estar físico e intelectual às equipes.

Quais os benefícios da prática da ginástica nas empresas?

Cada vez mais, empresas promovem e incentivam a prática da ginástica laboral no ambiente de trabalho. Afinal, são inúmeros os benefícios da atividade para o sucesso do negócio. Confira alguns deles!

1.Aumento da produtividade

Um dos grandes benefícios da ginástica laboral é o aumento da produtividade das equipes. Isso porque a prática eleva a disposição do trabalhador e alivia tensões em decorrência do trabalho, o que faz com que haja relaxamento e desempenho espontâneo nas tarefas do dia a dia.

Muitos pensam que reservar esse período para a atividade significa perder tempo. No entanto, notoriamente, os resultados provam o contrário. Funcionários mais fortalecidos e ativos fisicamente tendem a produzir mais e com maior qualidade.

2.Melhoria do clima organizacional

A ginástica laboral também assume um importante papel integrador na empresa. Afinal, trata-se de uma atividade lúdica, fora da rotina e que promove a comunicação interpessoal. Dessa forma, auxilia na construção de um ambiente leve e sadio.

Além disso, fortalece os laços de confiança na equipe, contribuindo para a busca de um espaço mais solidário e cooperativo. O desenvolvimento dessas virtudes na organização, vale lembrar, eleva a satisfação dos colaboradores e viabiliza a obtenção de melhores resultados.

3.Diminuição de afastamentos e faltas

O aumento da satisfação no ambiente corporativo, promovido pelos exercícios físicos, contribui para a diminuição das taxas de absenteísmo na empresa.

Afinal, colaboradores que se sentem bem no espaço laborativo, mental e fisicamente, tendem a se empenhar nos projetos da instituição e participar mais ativamente para o cumprimento dos objetivos do negócio.

A saúde proporcionada pelo fortalecimento do corpo, além disso, faz com que o trabalhador não precise ser afastado por doença ocupacional ou acidente de trabalho.

4.Aumento do bem-estar físico e emocional

A realização de alongamentos durante a jornada ainda é responsável pela redução dos níveis de estresse, também decorrentes das responsabilidades profissionais. Ao auxiliar na tensão psicológica, a ginástica também contribui para o aumento da sensação de conforto corporal.

Quanto aos impactos físicos visíveis, a prática é capaz de reduzir medidas e elevar o condicionamento estrutural. Todos esses fatores são responsáveis pela melhoria da autoestima do colaborador e pela construção da felicidade no ambiente de trabalho.

5.Aumento da motivação

A promoção de atividades nos intervalos entre jornadas faz com que a empresa seja melhor vista sob a ótica do colaborador. Esse, a partir da implementação de ações que promovem saúde, percebe que não representa apenas um número para o negócio, mas que é pensado enquanto ser na instituição.

Sem dúvidas, os impactos dessa percepção são refletidos no aumento da motivação dos funcionários. Afinal, o desempenho passa a ser reconhecido e valorizado, despertando o aspecto humano da organização.

6.Obtenção de incentivos fiscais

Outro benefício que pode ser percebido pela empresa a partir da implementação da ginástica laboral é a obtenção de incentivos fiscais do Governo Federal. Trata-se de um abono tributário que incide como gratificação às instituições que aderem a programas de responsabilidade social.

Além das vantagens naturais da inclusão da atividade na prática cotidiana, portanto, o negócio ainda poderá contar com descontos importantes para o seu crescimento.

Que cuidados devem ser tomados para a prática dos exercícios?

Para a prática da ginástica, é importante que a empresa tome precauções acerca da orientação correta para o desenvolvimento dos exercícios. Dessa forma, deve indicar a postura e o posicionamento adequado para alongar. Isso porque a má execução da atividade pode agravar quadros clínicos, dores e doenças no trabalhador.

Por essa razão, inclusive, é importante que o empregador terceirize os serviços de ginástica laboral, transmitindo a responsabilidade para profissionais capacitados e assegurando a qualidade de vida da equipe. Confira agora alguns exercícios que podem ser desenvolvidos na organização!

Flexão para os dedos

Um exercício interessante para desenvolver, especialmente com os que trabalham com digitação, é a flexão dos dedos. O alongamento se dá da seguinte forma: encolhem-se os dedos para a palma das mãos e, em seguida, relaxam-se. O recomendado é que a sequência seja repetida 5 ou 6 vezes, diariamente.

Após o exercício, o trabalhador ainda pode mexer aleatoriamente os dedos para baixo e para cima e esfregar as pontas de uma mão com as pontas de outra. Apesar de simples, essas atividades ajudam a aumentar a circulação do sangue nos músculos e a relaxar a região para o trabalho.

Alongamento para mãos

Outra região importante para alongar é a mão. Para tanto, será preciso iniciar o exercício com as mãos à frente do corpo, com a palma para cima e em posição ereta. O colaborador, com essa postura, deverá alongar o polegar por primeiro.

Estica-se, dessa forma, a ponta do dedo até o outro lado da palma, fechando a mão sobre ele. Em seguida, suavemente, abrem-se os dedos e faz-se o movimento contrário: dobram-se todos os dedos para dentro da palma e repousa o polegar sobre eles. Os movimentos podem ser repetidos de 3 a 4 vezes.

Relaxamento para os olhos

Ao contrário do que muitos pensam, os músculos dos olhos também devem ser fortalecidos. Especialmente quem passa horas em telas de computador, celular e outros aparelhos eletrônicos pode ter debilitada a estrutura física do órgão e a visão afetada. Por essa razão, vale incluir exercícios para relaxar a região e promover a saúde visual.

Um exercício simples e bastante eficiente nesse sentido consiste em, sentado, apertar os olhos e fechar bem a boca. Para um bom resultado, é importante segurar esse movimento por 5 segundos e, em seguida, relaxar. Repetindo por várias vezes ao longo do dia, o trabalhador poderá elevar a sensação de bem-estar.

Fortalecimento dos músculos faciais

Os exercícios de ginástica para a musculatura da boca podem ser feitos sentados ou em pé. A importância de realizá-los, nesse caso, está no alongamento do maxilar e no fortalecimento da estrutura facial.

Para desenvolvê-los, será preciso orientar a equipe a abrir a boca e movimentá-la para todas as direções por, pelo menos, 10 segundos. Para facilitar a prática, é possível pronunciar as vogais do alfabeto de maneira bastante exagerada. O ideal é repetir essa sequência cerca de 5 vezes por dia.

Como definir um horário para a prática da atividade laboral?

A prática da ginástica laboral dura, em média, de 10 a 20 minutos. Isso porque os exercícios, a princípio, são simples de reprodução e propõem atividades básicas de relaxamento e fortalecimento.

Para determinar um horário adequado para a realização dos alongamentos, o ideal é que o empregador leve em consideração os momentos durante a jornada em que os trabalhadores podem se reunir e dar uma pausa nas atividades da empresa.

Vale, nesse sentido, verificar os horários da equipe, combinar períodos de retorno dos intervalos ou, ainda, dividir os departamentos em pequenos grupos que se revezam no repouso.

Qual a importância de incentivar os colaboradores?

A ginástica laboral é, sem dúvida, benéfica para a saúde do trabalhador. Isso porque evita o sedentarismo, incentiva a prática de atividades físicas e melhora o bem-estar corporal e psicológico. Por esse motivo, motivar a prática é fundamental para ter funcionários mais felizes, satisfeitos e saudáveis.

Vale lembrar que essas qualidades impactam de maneira muito positiva nos ambientes corporativos, tornando-os mais leves e agradáveis. Além disso, é importante recordar que a prática de alongamentos diários traz benefícios indiretos à organização.

Ao elevar o desempenho geral das equipes e a sensação de relaxamento, a ginástica pode aflorar a criatividade nos departamentos e o espírito inovador. Dessa maneira, torna-se viável promover um ambiente lúdico e, ao mesmo tempo, produtivo e próspero.

São incontáveis os benefícios da ginástica laboral para o sucesso da empresa, tanto no âmbito interno quanto no externo. Dessa forma, a prática da atividade constitui elemento importante não apenas para uma eficiente gestão da saúde, mas para o próprio desenvolvimento do negócio no mercado.

Para implementar os exercícios na instituição e contar com bons resultados, entretanto, é importante fazer um mapeamento ergonômico do ambiente corporativo, levantar os problemas posturais da equipe e buscar auxílio profissional para a realização das aulas.

E então? Gostou das nossas dicas? Complete a sua leitura e entenda por que a sua empresa precisa investir em ergonomia visual!

Posts relacionados