Por que sua empresa deve criar ações que ajudem na promoção de saúde?

6 minutos para ler

A promoção de saúde é uma preocupação cada vez mais constante entre os gestores de companhias de todos os portes. Isso porque, funcionários mais saudáveis faltam menos ao trabalho, são mais produtivos, mantêm o foco em suas atividades com maior facilidade, entre outros benefícios que são vantajosos para o negócio.

Além disso, ações que envolvam a atenção da saúde do colaborador ainda ajudam a reduzir custos com remédios, atendimentos médicos e uma série de outras despesas. Pensando nisso, a Agência Nacional de Saúde (ANS) passou a apoiar iniciativas junto às operadoras de saúde para que elas promovam iniciativas de saúde e bem-estar junto aos colaboradores das empresas.

Ao longo desta leitura, você vai saber por que sua empresa deve criar ações que ajudem na promoção de saúde. Acompanhe!

Importância da promoção da saúde na empresa

O Banco Mundial divulgou dados onde é revelado que a promoção de saúde e incentivos à prática de esporte já gerou uma economia de 310 milhões de dólares para o setor da saúde do governo do Estado de São Paulo.

Ou seja, a promoção de saúde traz uma economia ampla, tanto para empresas, quanto para pessoas e a própria sociedade.

Nesse cenário, saúde nas empresas é especialmente importante porque, quando um colaborador se afasta de suas atividades por motivos como LER, depressão e outros problemas, a organização tem de substituir esta mão de obra, o que significa custos com abertura de processo seletivo, treinamento de pessoal, período de adaptação do novo colaborador, entre outras questões.

Outro fator importante é que ninguém quer trabalhar em uma empresa onde as pessoas adoecem. Logo, estar atento a realidade é fundamental para atrair e manter os melhores profissionais, garantindo a produtividade e também a competitividade das empresas em seus mercados.

O que diz a ANS

A ANS entende que a busca pela promoção de saúde é fator fundamental para evitar ter de tratar doenças. Por isso, desde o ano de 2004, vem realizando ação para estimular as operadoras de planos de saúde a investirem em ações que incentivem a qualidade de vida, propondo uma mudança no modelo de atenção à saúde.

A proposta é que o foco das operadoras de planos de saúde seja a ação, de forma progressiva, de eventos e iniciativas com foco na Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças.

A própria ANS orienta acerca do conjunto de estratégias e ações programadas e integradas, cujos objetivos são:

  • a promoção da saúde;
  • a redução dos anos perdidos por incapacidade;
  • a compressão da morbidade;
  • a prevenção de riscos;
  • o avanço e agravamento de doenças;
  • o aumento da qualidade de vida dos indivíduos e populações.

Benefícios de se promover a saúde na empresa

Para as empresas, ter funcionários mais saudáveis e dispostos representa um grande diferencial competitivo. Veja a seguir as principais vantagens!

Aumento da produtividade

Funcionários saudáveis produzem mais e melhor, porque estão com suas capacidades físicas e psíquicas em harmonia. Assim, fica mais fácil se concentrar no trabalho, os níveis de consciência são elevados, o que também reduz as chances de acidentes de trabalho por distrações.

Redução dos níveis de estresse

A prática de atividades físicas, por exemplo, é uma ótima forma de elevar os hormônios da felicidade, como a adrenalina e a endorfina. Isso significa menos estresse no dia a dia no trabalho, mais disposição, e níveis de concentração mais elevados.

Redução do absenteísmo

Funcionários saudáveis faltam menos ao trabalho para ir ao médico, dão menos atestados e, portanto, são mais assíduos, fatores fundamentais para garantir a produtividade da empresa e também não comprometer a performance da equipe.

Diminuição de custos

A redução de custos é significativa quando a empresa investe na promoção de saúde. Algumas das principais economias estão relacionadas à queda do presenteísmo, ao menor índice de afastamentos do trabalho, menos processos seletivos sendo abertos, redução dos custos com os planos de saúde corporativo, entre outros.

Melhora do clima organizacional

Uma equipe saudável ajuda a construir um clima organizacional positivo. Isso acontece porque as pessoas são mais dispostas e satisfeitas com as suas atividades e, como consequência, mais motivadas no dia a dia no trabalho.

Menos riscos de doenças ocupacionais

Quando a empresa investe na promoção de saúde, ela diminui o risco de doenças ocupacionais, como LER, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs), doenças da visão, entre outras.

Maior motivação dos colaboradores

Colaboradores motivados são capazes de elevar a produtividade, melhorar o clima organizacional e contribuir para o alcance das metas e resultados da empresa. Além disso, a motivação ainda contribuiu para a inovação e para a criatividade, fatores fundamentais para garantir a competitividade das companhias.

Ações para promover a saúde nas empresas

Veja a seguir algumas ações para promover a saúde na empresa!

Convênios com academias e clubes

Esse talvez seja o incentivo mais econômico para as empresas, pois não é necessário fazer investimentos, apenas o contato com os estabelecimentos e a divulgação interna desses convênios.

Alimentação equilibrada

As companhias que oferecem alimentação na empresa devem contar com a ajuda de um profissional nutricionista para elaborar um cardápio que seja prático e saudável, levando em conta, inclusive, o tipo de atividade que é exercido pela corporação.

Planos de saúde

Os planos de saúde são um dos benefícios mais almejados pelos colaboradores, e além de assegurar assistência em caso de emergência, também são importantes para a profilaxia de doenças.

Um plano de saúde visual, como o do VISIONCARD Brasil, por exemplo, dá acesso a uma ampla rede credenciada e ainda descontos em óticas em uma ampla rede credenciada.

Um fator importante a ser observado é trabalhar as ações de endomarketing para valorizar essas iniciativas, destacando principalmente os benefícios para a saúde de todos dentro da companhia.

Como vimos ao longo desta leitura, a promoção de saúde nas empresas é fator primordial para conquistar mais produtividade e, como consequência, aumentar o faturamento das companhias. Logo, investir em ações que incentivem hábitos de vida mais saudáveis é fundamental para manter a organização competitiva no mercado.

Se você gostou deste artigo sobre promoção de saúde nas empresas, entre em contato para saber como podemos ajudar!

Posts relacionados