Veja o que fazer para evitar acidentes de trabalho no home office

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Acidentes acontecem. Você com certeza já deve ter ouvido essa frase! Ela é tão famosa por uma razão, acidentes, de fato, acontecem, em qualquer ambiente e contexto. Inclusive, no ambiente de trabalho! Visto que no último ano o ambiente de trabalho passou a ser a casa da maioria dos trabalhadores, é importante pensar sobre os acidentes de trabalho em home office, afinal, eles também podem acontecer. 

Muitas pessoas não sabem como proceder diante de um acidente de trabalho causado em home office. Se você quer saber o que a legislação brasileira diz a respeito desses acidentes, como evitá-los e quais providências que os gestores devem tomar diante disso, continue lendo!

O que a legislação diz sobre acidentes de trabalho no home office?

Uma dúvida muito comum é que pode ser considerado como acidente de trabalho home office e por que é importante que os gestores estejam atentos para evitar que isso aconteça. É considerado um acidente de trabalho aquele que acontece enquanto o colaborador está fazendo uma atividade profissional. 

Embora muitos trabalhadores não saibam, a legislação discorre bastante sobre o assunto. Segundo o artigo 6° da CLT, o trabalho em home office deve seguir as mesmas normas do presencial – os mesmos direitos que um trabalhador tem no presencial, ele também tem no online. 

Ou seja, mesmo em home office, a empresa deve se preocupar com a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Segundo o artigo 75° da CLT, os gestores são responsáveis por instruir os colaboradores a respeito dos cuidados que devem ser tomados e as melhores práticas de trabalho em home office.

Como reduzir a ocorrência de acidentes de trabalho?

Cabe aos gestores darem orientações aos colaboradores sobre os equipamentos necessários para ajudar na ergonomia do ambiente de trabalho. Além disso, também é importante que a empresa forneça esses equipamentos para os trabalhadores que não têm! Além disso, existem outras práticas que podem ajudar:

Mapeie os riscos de acidentes

O primeiro passo é saber o que configura um acidente de trabalho em home office. Entre os principais, estão: lesão corporal, redução da capacidade laboral, perturbação funcional, entre outros. Tenha em mente quais são os riscos, assim, será possível pensar nas orientações que podem ajudar a evitar isso.

Apresente todas as orientações 

Tendo em vista quais são os possíveis acidentes e quais problemas eles podem causar, é importante que você oriente os colaboradores sobre o que eles devem fazer para evitar esses problemas. Não se esqueça de sempre relembrar pontos básicos, como: respeitar pausas, se alimentar e descansar.

Ofereça os recursos necessários 

Ergonomia é um ponto muito importante! A falta de bons equipamentos pode gerar problemas como: dor na coluna, problemas de vista, dores, enxaqueca etc. Por isso, lembre-se de fornecer os recursos necessários para um bom ambiente de home office, como uma cadeira confortável, suporte para notebook etc.

Monitore constantemente

Mesmo distante, é possível estar presente para os trabalhadores, por meio de mensagens e videochamadas perguntando sobre como estão, se estão precisando de ajuda com algo. Esse contato constante pode prevenir muitos acidentes e demonstra a preocupação da empresa com o colaborador.

Não se esqueça que a saúde e bem-estar dos trabalhadores deve ser sempre uma prioridade para a empresa, assim, acidentes de trabalho em home office podem ser evitados. Além disso, seguindo essas dicas, a produtividade pode ser maior e a empresa pode ter menos prejuízos. 

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