Confira 4 dicas de como fazer a gestão de EPIs adequadamente!

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Os EPIs ou equipamentos de proteção individual são responsáveis por assegurar a saúde e a integridade física dos colaboradores durante a sua jornada de trabalho. Esses itens minimizam os riscos de acidentes e promovem o bem-estar, evitando as doenças ocupacionais.

Por ser de extrema importância, fazer uma boa gestão de EPIs é essencial para que as atividades avancem de modo produtivo, minimizando os possíveis riscos. Além disso, garantir o uso correto desses materiais é uma maneira de assegurar o direito dos funcionários para que possam cumprir o seu dia a dia de trabalho de um jeito mais seguro.

Ficou interessado e quer saber como você pode fazer a gestão de EPIs em sua empresa? Então, continue a leitura!

1. Registre a entrada e a saída dos EPIs

Documentar a entrada e a saída dos equipamentos é muito importante, já que esse registro possibilita a comprovação jurídica de que a empresa está de acordo com a lei. A partir de um controle adequado, evita-se dificuldades em relação aos passivos trabalhistas. Essa ação também auxilia no bom controle de estoque, evitando a falta dos principais itens de proteção.

2. Tenha uma equipe responsável pela gestão

Dependendo do tamanho da corporação, é necessário ter pessoas responsáveis pela Segurança do Trabalho ou pelos EPIs. Se você deixar esses equipamentos com quem não tem responsabilidade ou experiência suficientes, saiba que poderá causar problemas, já que os colaboradores não terão a quem recorrer.

Assim, contar com uma equipe especializada é indispensável para uma boa gestão de EPIs. Mas lembre-se de que você deve confiar em quem ficará encarregado pela distribuição dos itens, bem como da implementação de outras medidas de controle de risco.

3. Evite reaproveitá-los

A princípio, reaproveitar os EPIs parece uma ação econômica. No entanto, essa medida pode se tornar problemática. Isso porque esses equipamentos apresentam vida útil e validade e, dependendo dos agentes aos quais os itens são expostos, essa vida útil se torna menor do que a validade do fabricante.

Caso o trabalhador sofra algum acidente ou fique doente ao usar um EPI vencido, toda a responsabilidade é atribuída à corporação. Logo, ofereça sempre produtos novos, que tenham boa durabilidade, qualidade e que estejam dentro do prazo de vida útil.

4. Conscientize os funcionários sobre o uso de EPIs

Uma das tarefas da empresa é fiscalizar se os funcionários estão usando os equipamentos de proteção de maneira adequada. Contudo, mais do que isso, é fundamental conscientizá-los sobre a importância dos itens.

Se os trabalhadores entendem que os materiais fazem muita diferença no dia a dia de trabalho e podem prevenir acidentes, doenças e problemas de saúde, eles terão o compromisso de utilizá-los, e a empresa terá menos problemas com a fiscalização.

Agora que você já sabe como fazer uma boa gestão de EPIs, não se esqueça de que o gerenciamento desses materiais contribui bastante para prevenir riscos e acidentes. Portanto, registre a entrada e saída dos equipamentos, evite reaproveitá-los e conscientize toda a equipe sobre o uso adequado!

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