Você sabe a diferença entre oftalmologista e optometrista? Conheça cada profissional aqui

7 minutos para ler

Cuidar da saúde dos olhos é muito importante, não é mesmo? Essa atenção é essencial para render bem no trabalho, nos estudos e para dar conta das tarefas do dia a dia. A medida se torna mais relevante ainda com o passar da idade e com o maior tempo que passamos diante das telas de computadores e celulares. Oftalmologista e optometrista são dois profissionais essenciais nesse processo. Cada um deles tem um papel distinto e cumpre com diferentes funções no tratamento de distúrbios da visão e nas avaliações do sistema ocular.

Neste post especial que preparamos, vamos explicar a diferença entre oftalmologista e optometrista, além de mostrar o quanto eles são indispensáveis na promoção da saúde visual. Venha com a gente para aprender mais sobre o assunto!

Quem é o oftalmologista?

O oftalmologista tem formação superior em medicina, mais uma especialização em oftalmologia que é complementada por residência de três anos. O profissional pode ainda realizar estudos mais aprofundados em alguma região ocular como subespecialidade, o que demanda mais dois anos de formação. Ele pode também trabalhar apenas com uma população específica, como a oftalmologia pediátrica.

Esse médico realiza diagnóstico e tratamento de doenças de maior complexidade e efetiva exames intrusivos, prescreve medicamentos e lentes de contato e faz procedimentos cirúrgicos. Assim, o oftalmologista trata doenças como catarata, retinopatia diabética, estrabismo, glaucoma, olho seco, entre outras. Ele pode ser procurado após uma avaliação inicial com o optometrista ou de forma independente, para a realização de exames mais complexos.

Quem é o optometrista?

O curso superior em optometria é ofertado em três instâncias, curso técnico em optometria, que dura um ano e meio, graduação tecnológica, que é realizada em três anos, e bacharelado, concluído em cinco anos. O optometrista pode trabalhar em subespecialidades, a optometria pediátrica, ortóptica (relacionada aos distúrbios na movimentação dos olhos) e optometria comportamental (que contempla a dimensão da influência dos acometimentos e deficiências visuais nos relacionamentos e personalidade).

O optometrista não pode instalar consultórios, nem fazer a prescrição de lentes de contato. Ele atua no diagnóstico de doenças como astigmatismo, miopia e hipermetropia, sendo que os métodos utilizados para exame não são invasivos. É ele o responsável pela prescrição dos óculos de grau. Ele não pode diagnosticar doenças de maior complexidade, como conjuntivite e glaucoma. O optometrista pode atuar em campanhas de promoção da saúde visual, desenvolver e fazer ajustes de óculos e auxiliar o paciente no processo adaptativo.

Qual a diferença entre oftalmologista e optometrista?

Conforme foi possível ver, a oftalmologia é formada por médicos especializados na área, enquanto a optometria é uma graduação específica. Esses profissionais contam com tempos diferentes de estudo. O oftalmologista, por ter mais anos de escolarização, trabalha também com procedimentos mais avançados e com o diagnóstico e tratamento de problemas mais complexos.

Já o optometrista é um profissional da linha de base, atendendo às queixas mais corriqueiras e problemas que abarcam um percentual maior da população, que são os erros de refração. O optometrista também pode trabalhar na área de desenvolvimento e ajuste de óculos, além da saúde básica, em campanhas de prevenção. Assim, o optometrista normalmente está no serviço oftalmológico de entrada. Já o oftalmologista recebe as demandas de serviços mais especializados.

Sem o optometrista, provavelmente a oftalmologia não seria capaz de atender toda a demanda por saúde visual. São atuações que se complementam e contribuem na promoção da saúde visual e na promoção e recuperação da saúde ocular.

Qual a importância de oftalmologista e optometrista?

O oftalmologista e optometrista realizam um trabalho complementar. O optometrista faz principalmente o trabalho de acolher a demanda inicial e mais focalizada na base da saúde visual, realizando diagnóstico dos erros de refração e a prescrição de óculos para correção desses problemas. Já o oftalmologista atua nas áreas de diagnóstico e tratamento de doenças mais complexas, podendo realizar também procedimentos invasivos e cirurgias.

O optometrista comportamental tem grande importância nos atendimentos para pessoas com deficiência visual, com visibilidade reduzida ou com doenças oculares que geram transtornos sistêmicos na vida. A possibilidade desse serviço é uma ótima oportunidade para auxiliar o paciente a lidar com sua realidade psicossocial, com a saúde mental e com o universo do trabalho e dos estudos. O oftalmologista, diferentemente, atua nos diagnósticos e tratamentos de doenças menos recorrentes e de maior densidade, contribuindo em diversos processos de cura e evitação de sequelas.

Ao mesmo tempo, ambos são aliados no processo de cuidado com a saúde visual, sendo necessários ao longo da vida, já que a atenção à saúde nessa área demanda consultas periódicas e cuidados constantes. Os óculos, por exemplo, precisam ser reavaliados e trocados devido às naturais mudanças do grau que acontecem com o tempo. Há também doenças que surgem de forma mais recorrente na terceira idade, como a catarata, que demandam cuidados mais intensivos e até cirurgia.

Como a VISIONCARD pode te ajudar a encontrar os melhores oftalmologistas e optometristas?

A VISIONCARD Brasil é uma empresa gestora de saúde com planos exclusivos para saúde visual e que inclui óculos no plano. Contamos com um aplicativo de atendimento em saúde que funciona 24 horas, com atendimento humanizado. Conectamos empresas e pessoas com planos de saúde.

Nosso sistema de gestão de saúde promove integração e ajuda na gestão de consultas, exames e medicações, garantindo a disciplina de atendimentos frequentes e processos regulares. Nossa proposta é incentivar o nosso cliente a ir atrás da manutenção da própria qualidade de vida, disponibilizando os recursos necessários para que ele alcance bons resultados.

Fornecemos aconselhamento médico em saúde visual com enfermeiros por meio da telemedicina. Nosso aplicativo tem todo o histórico do cliente e oferece abertura para descontos em farmácias credenciadas.

O oftalmologista e o optometrista são dois profissionais essenciais que disponibilizam a assistência necessária na promoção da saúde visual. Suas funções são complementares, cabendo ao graduado em optometria o diagnóstico de erros de refração, prescrição de óculos e outras atividades e ao médico oftalmologista o diagnóstico e tratamento de doenças de maior complexidade, prescrição de medicação e realização de cirurgia e de procedimentos de maior densidade tecnológica. Ambos os profissionais podem efetivar especializações para trabalhar com foco em determinadas áreas.

A VISIONCARD Brasil conecta você e sua família aos melhores planos para saúde ocular, disponibilizando o contato com oftalmologista e optometrista de elevada qualidade. Ela garante mais autonomia e regularidade nos atendimentos, contribuindo com uma rotina de saúde sólida e responsável.

Gostou de aprender sobre a diferença entre oftalmologista e optometrista? Aproveite e entre em contato com a VISIONCARD Brasil! Teremos prazer em ajudar!

Posts relacionados