O bem-estar dos colaboradores é um dos principais pilares da produtividade nas corporações. Apesar de já ser conhecido, existem várias empresas que acabam pecando nesse aspecto. Muitos gestores acreditam que a satisfação se resume somente às boas remunerações.
Contudo, garantir a segurança do trabalhador, como acesso a um treinamento de primeiros socorros é fundamental. Essa é uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego desconhecida por muitos empregadores, que se sentem desamparados e sem uma orientação em relação a isso. Assim, em casos de acidentes, a falta de um time preparado pode custar caro para a instituição.
Se você tem uma companhia e quer ficar em dia com as leis trabalhistas, confira o nosso post para conhecer a importância do treinamento de primeiros socorros. Boa leitura!
O que é o treinamento de primeiros socorros?
Esse tipo de treinamento consiste em um curso básico que ensina os colaboradores a como prestar os primeiros atendimentos em caso de acidentes de trabalho. Além das famosas massagens cardíacas e da respiração boca a boca, essa capacitação também inclui alguns procedimentos como:
- cuidados com fraturas ósseas;
- transporte de feridos;
- desafogamentos;
- amenização de queimaduras;
- estancagem de sangramentos;
- cuidados com pessoas engasgadas.
Muitos casos necessitam de um atendimento rápido. Mesmo que a empresa conte com ambulatórios, alguns segundos fazem toda diferença entre a vida e a morte de uma pessoa que sofre determinado tipo de acidente. Assim, é muito importante que todos os trabalhadores conheçam os procedimentos.
Qual a importância de oferecer esse treinamento?
Possibilitar o treinamento de primeiros socorros em sua corporação é fundamental pra que os funcionários se sintam mais protegidos e seguros, o que reduz os riscos de agravamento de acidentes. O motivo principal dessa capacitação é preservar a saúde e salvar vidas.
Desse modo, um time bem treinado é capaz de diminuir o número de acidentes de trabalho, sendo muito útil para reduzir os seus impactos. Além da segurança no mundo corporativo, manter esse treinamento em dia é essencial para quem deseja cumprir a lei, evitando penalidades para a sua companhia, já que o descumprimento dessa norma prevê o pagamento de uma multa.
Quais os benefícios de ter colaboradores preparados?
A importância de um treinamento de primeiros socorros fica evidente quando se analisa os benefícios que colaboradores bem preparados trazem para a empresa, como:
- evita ações perigosas quando há algum risco;
- garante um conhecimento sobre medidas de urgência, como postura adequada, locomoção e rotas de fuga de acordo com o perigo presente;
- proporciona agilidade para a tomada de decisões e prestação do primeiro atendimento.
Oferecer esse tipo de treinamento colabora não apenas para salvar vidas, mas também para manter o local corporativo mais seguro, resguardando a saúde dos funcionários. Por isso, a capacitação deve ser vista como um grande investimento, e não um gasto.
Como vimos, o treinamento de primeiros socorros é fundamental para dar mais agilidade e autonomia para os funcionários. Afinal, é sempre bom que a empresa esteja preparada para possíveis acidentes e ocorrências em ambientes de trabalho.
Gostou do post e quer saber mais? Então, veja como motivar funcionários a partir da SIPAT!