Para algumas pessoas, o ambiente de trabalho acaba se tornando um lugar turbulento e cansativo, especialmente quando há poluição sonora nele. Esse problema sonoro ocorre majoritariamente em construções civis, indústrias, aeroportos etc. A longo prazo, isso pode ser muito prejudicial!
Segundo a OMS, a perda da audição é a terceira maior causa de doenças ocupacionais no mundo. No Brasil, a surdez causada por ruídos no ambiente de trabalho corresponde a 50% dos casos de doenças profissionais. Esses dados mostram o quanto a poluição sonora no ambiente de trabalho é um problema grave e que deve ser solucionado! Se você quer saber como evitar que isso ocorra, acompanhe as dicas a seguir.
Quais são as principais consequências da poluição sonora no ambiente de trabalho?
Antes de entender como evitar a poluição sonora no ambiente de trabalho e quais as principais consequências desse problema, é importante saber o que é poluição sonora. Ela é definida como um barulho constante, oriundo, na maioria das vezes, de máquinas, que afeta a saúde mental e física dos colaboradores.
Uma das principais consequências que ocorre no dia a dia dos trabalhadores que trabalham em lugares assim é o prejuízo na concentração e na produtividade. O barulho constante e alto atrapalha na concentração e foco, o que, consequentemente, afeta na qualidade e produtividade no trabalho.
Além disso, a longo prazo, a poluição sonora no ambiente de trabalho pode ser prejudicial para a saúde física, o que pode causar até surdez. E também a saúde mental, ocasionando em estresse, cansaço ou ansiedade. Embora esse problema seja uma ameaça invisível, é importante tratá-lo antes que um colaborador seja lesionado.
Como reduzir a poluição sonora?
Visto que a poluição sonora pode causar diversos problemas nos colaboradores, é importante buscar maneiras de amenizá-la e até mesmo eliminá-la, se possível. Vale salientar que cada ambiente de trabalho encara um tipo de ruído diferente, então é necessário levar isso em consideração para escolher como amenizar a poluição.
Isolar paredes
Isolar as paredes é uma boa medida para aqueles ambientes nos quais o som externo invade salas e outros cômodos da empresa. Existem diversos tipos de isoladores, cada um promove um tipo de melhoria ao ambiente, verifique qual se encaixa melhor ao local que deve ser isolado.
Eliminar ecos e vibrações
Muitas vezes, um ambiente não está bem equipado e isso acaba causando vários ecos e vibrações – para eliminá-los, é importante saber de onde eles vêm, o que pode evitar que eles se propaguem etc.
Investir em dispositivos de segurança
Um bom dispositivo de segurança para diminuir os ruídos de ambientes assim são os protetores auriculares. Claro que, se o ruído for muito alto, outras medidas de segurança devem ser tomadas. Mas para ruídos menores, um bom protetor auricular pode ajudar!
Com a adoção dessas medidas, a empresa contribui para a melhoria dos resultados da organização e de cada colaborador. Não se esqueça que a poluição sonora no ambiente de trabalho pode parecer uma questão simples e pouco prejudicial, mas não é. Invista sempre na melhoria do ambiente!
Se você quer saber mais dicas que podem ajudar no bem-estar dos colaboradores, assine nossa newsletter!