8 dicas para promover o bem-estar dos colaboradores!

6 minutos para ler

Um bom clima organizacional, amistoso e com boas instalações impacta diretamente na rotina de trabalho e no bem-estar dos colaboradores. Ao melhorar o local de trabalho, prestando atenção na saúde do funcionário, a empresa reduz os afastamentos por doenças e a rotatividade no quadro de trabalhadores.

As ações precisam estar de acordo com as necessidades do colaborador, evitando o investimento de recursos, tempo com benefícios e campanhas que não condizem com o perfil das pessoas. Lembre-se de que as empresas com os melhores resultados são aquelas que investem na melhoria da saúde de sua equipe.

Pensando nisso, preparamos o post com algumas dicas que são capazes de tornar o funcionário mais feliz e satisfeito no ambiente organizacional. Confira!

1. Proporcione bom local de trabalho

Um ponto fundamental para promover o bem-estar do colaborador é proporcionar um ambiente de trabalho adequado.

Garanta que a infraestrutura do local atenda às necessidades dos funcionários e que eles tenham as ferramentas necessárias para executar o seu trabalho da melhor maneira, como cadeiras e mesas confortáveis, além de bons aparatos tecnológicos.

Fatores como alimentação, ventilação, ergonomia, higiene, segurança e iluminação também afetam diretamente a qualidade dos serviços prestados. Quando você oferecer o básico em boas condições, chegou o momento de investir e uma estrutura que vai além.

Então, que tal criar um local que proporcione socialização e conforto? Saiba que áreas de conveniência e descanso ajudam bastante no bem-estar.

2. Promova feedbacks constantes

O feedback é muito importante para que os funcionários fiquem atentos ao que é esperado do desempenho deles. Logo, todos tomam consciência dos pontos fortes e entendem quais aspectos devem ser melhorados para que o trabalho se torne mais produtivo.

Ainda hoje é comum encontrar dirigentes que apenas fornecem essa avaliação para pontuar as principais limitações do colaborador.

Apesar de serem essenciais para aperfeiçoar o desempenho do time, é indispensável ressaltar a qualidade e elogiar o esforço para manter o trabalhador engajado e motivado, aprimorando ainda mais a qualidade do serviço entregue.

3. Promova a colaboração entre colaboradores

Corporações que se preocupam com o bem-estar dos funcionários e incentivam a socialização criam um local de trabalho de lealdade, admiração, confiança, respeito e cooperação mútua. Essa relação de amizade entre os trabalhadores propicia ótimos resultados em sua equipe.

Incentivar uma convivência de respeito com quem passa grande parte do tempo conosco pode fazer muita diferença na disposição do colaborador para encarar a jornada de trabalho. E saiba que e isso é fundamental para possibilitar um ambiente corporativo mais agradável.

Veja, a seguir, algumas dicas:

  • seja transparente e claro em suas atitudes e palavras;
  • tenha empatia com todos os seus funcionários;
  • tome cuidado ao se expressar para não ser mal interpretado;
  • deseje um bom dia e seja educado com todos ao seu redor;
  • promova feedbacks com respeito.

4. Valorize as conquistas dos colaboradores

Sabia que nem sempre é a remuneração que retém o colaborador, mas sim o reconhecimento de liderança, a oportunidade de crescimento e o bom clima organizacional? A valorização dos funcionários é algo muito importante para que a empresa possa proporcionar um ambiente de trabalho benéfico ao desenvolvimento deles.

Uma boa estratégia é elogiar e valorizar o trabalhador após um trabalho bem-feito. Várias corporações já perceberam que o foco principal é nas pessoas — o capital humano é responsável pelos resultados. Esses elogios podem ser dados por um subordinado, um líder, um colega, entre outros.

5. Invista em benefícios

Quando alguém está em busca de um emprego, costuma valorizar as companhias que oferecem bons benefícios em vez de apenas uma alta remuneração. Isso porque, em muitos casos, a diferença salarial não é tão grande de uma empresa para outra, mas as vantagens significam um bem-estar maior para o trabalhador.

Investir na saúde física, emocional e mental do colaborador só traz benefícios para a corporação, ao aumentar a eficiência dos serviços e diminuir a rotatividade da mão de obra.

Oferecer planos de saúde, odontológico, de academia e até cursos de aperfeiçoamento de carreira é um bom modo de proporcionar programas de incentivo à satisfação diferenciados. Você perceberá que essas vantagens causam ótimos impactos na retenção e aquisição de novos talentos.

6. Incentive o uso de novos transportes

O uso de patinete, bicicleta ou caminhada são boas maneiras de incluir atividades físicas no dia a dia. Corporações que investem nesses modelos, oferecendo vestiários e bicicletários para os colaboradores saem na frente nos parâmetros de qualidade de vida e bem-estar.

Outra ideia é usar uma ferramenta de gestão do vale-transporte, implementar políticas de transporte na companhia ou oferecer cashback para o colaborador que optar por uma maneira alternativa para chegar ao trabalho.

7. Cuide do clima organizacional

O modo como o funcionário é tratado e visto pela empresa faz parte do clima organizacional, que precisa ser trabalhado, constantemente, para manter a qualidade de vida dos colaboradores. Quando a pessoa se sente valorizada pelo gestor e colegas, a motivação e a qualidade do serviço aumentam bastante.

Escutar as sugestões e queixas do trabalhador é uma boa maneira de atualizar e manter o clima organizacional na instituição. Essas melhorias serão convertidas em economia para a corporação, sem a necessidade de se investir em pesquisas e consultorias para identificar como e onde tornar os processos mais lucrativos e eficiente.

8. Faça palestras de conscientização

A palestra de conscientização é um instrumento muito importante para promover o bem-estar do funcionário tanto na vida pessoal quanto na profissional. Vários temas podem ser abordados para orientar o trabalhador a respeito de hábitos e práticas que levam essas metas. Algumas opções são:

  • segurança do trabalho;
  • importância da ergonomia;
  • saúde emocional;
  • alimentação saudável;
  • prática de atividades físicas.

Caso exista a possibilidade de diversificar, ofereça dinâmicas e oficinas, já que também aumentam o engajamento. Tudo isso ajuda a sair da rotina e trazer boas novidades para as pessoas.

Agora que você já sabe como promover o bem-estar dos colaboradores na empresa, lembre-se de que priorizar a qualidade de vida do funcionário e garantir ações que tornem o ambiente corporativo mais agradável é fundamental. Portanto, promova feedbacks, valorize as conquistas dos trabalhos e invista em benefícios.

Gostou do post e quer receber conteúdos sobre saúde e bem-estar em seu e-mail? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Posts relacionados