Dietas milagrosas e falta de nutrientes não são nada indicados para quem deseja prevenir doenças e manter a saúde em dia. Saber como ter uma alimentação saudável é um cuidado essencial, principalmente em tempos de novas doenças, como a pandemia do coronavírus.
Há diversas ações que você pode adotar para manter bons hábitos alimentares e ter uma boa qualidade de vida. Neste post, separamos dicas sobre como ter uma alimentação saudável. Continue acompanhando!
O que é uma alimentação saudável de verdade?
Alimentação saudável não é a dieta da moda ou uma dieta baseada na ingestão de alimentos zero lactose. Algumas pessoas têm restrição ao consumo de leite e precisam procurar comidas sem esse ingrediente, mas são casos especiais, assim como há celíacos e diabéticos. Além disso, as dietas da moda são estratégias extremamente prejudiciais de perda de peso rápida e temporária.
Alimentação saudável é uma dieta rica em vegetais, frutas, legumes, verduras e cereais, com uma diversidade de ingredientes em porções balanceadas. É muito importante aplicar a alimentação saudável na rotina da família de forma fácil e barata. Ao longo deste post, você verá o quanto é possível criar uma boa rotina alimentar em casa de forma acessível e prática.
Como é possível ter uma alimentação saudável?
Há várias estratégias que você pode adotar para promover uma alimentação saudável e promover saúde para a família. Veja nossas dicas.
Coma frutas e verduras da estação
Quando os vegetais não são da estação, eles precisam de mais aditivos e químicos para darem frutos. Por isso, são bem menos saudáveis. Os legumes, as frutas e as verduras da época são mais baratos, além de terem condições de crescimento mais favoráveis, já que o clima e as condições temporais estão mais adequados às necessidades da planta.
Evite comer fora de casa
Comer fora de casa acaba resultando em cardápios mais pobres em nutrientes e na ingestão de alimentos mais gordurosos, fritos ou ricos em açúcar. Refrigerantes, refrescos e bebidas artificiais também são muito comuns nos estabelecimentos comerciais.
Comendo em casa, você pode criar um cardápio selecionado e diversificado, rico em vitaminas e sais minerais. Além disso, pode investir em bebidas mais saudáveis e nutritivas, como os sucos naturais e chás.
Faça compras aos poucos
Alimentos como o arroz e o feijão podem ser estocados por um pouco mais de tempo. Porém, frutas, legumes e verduras precisam ser ingeridos mais frescos, sendo necessário comprá-los aos poucos. Estocar grandes volumes desses vegetais pode resultar em perdas de nutrientes ou até no descarte do alimento. O mesmo vale para os queijos e ovos. Dessa forma, dê preferência à compra de vegetais e perecíveis aos poucos.
Tenha planejamento de cardápio
Um cardápio planejado ajuda a garantir que todos os nutrientes necessários para o organismo sejam contemplados, nas porções adequadas. A medida também contribui para que a alimentação seja mais diversificada, saborosa e prazerosa para a família.
Leia os rótulos dos alimentos
Alguns alimentos contam com muitos aditivos e conservantes, além de ingredientes com potencial de prejudicar o organismo. Outros, como os biscoitos recheados, podem ser ricos em açúcares e gordura saturada.
Dessa forma, é essencial ler os rótulos e buscar os produtos menos processados. Faça o possível para consumir vegetais orgânicos, procure comprar de produtores locais e padarias.
Fracione os alimentos
Fracionar os alimentos ajuda a evitar o desperdício e a minimizar grandes acúmulos de comida na despensa, o que pode resultar em perdas. Além disso, o fracionamento evita cenários de ingestão excessiva de alguns ingredientes, o que pode aumentar a propensão para hipertensão, diabetes e sobrepeso.
É muito importante incluir a família na rotina de uma alimentação balanceada. O esforço coletivo é motivador para todos, pois ajuda a criar uma proposta de cooperação entre os integrantes. Agora que você sabe como ter uma alimentação saudável, coloque em prática as nossas dicas. Essas medidas vão contribuir para a prevenção de doenças e o ganho de energia para o trabalho, os estudos e os compromissos diários.
Gostou das dicas? Aproveite a visita ao blog da VISIONCARD para conferir nosso post sobre a importância de pensar na saúde mental dos colaboradores.