A manutenção de uma rotina saudável e um acompanhamento médico são fundamentais para que todos envelheçam com saúde. Para chegarmos lá do melhor modo, é preciso investir na prática de atividades físicas e em uma alimentação balanceada, mas isso não deve ser feito somente na idade adulta. É aqui que entram os exames de rotina para crianças, que são muito importantes para o diagnóstico precoce de doenças.
Esses exames atuam de maneira preventiva e auxiliam os especialistas a entenderem como anda a saúde geral dos pequenos. Neste post, mostramos quais são os principais exames de rotina para crianças. Confira!
1. Exames de sangue
Coletar o sangue de crianças pode não ser uma tarefa fácil, mas o hemograma completo é essencial para prevenir várias doenças e infecções, como problemas virais e anemia.
Outros exames também devem fazer parte da rotina, como o de glicemia, check-up de perfil lipídico, de dosagem de ferro e de tireoide. A recomendação fica por conta do pediatra, que pode indicar uma periodicidade predefinida ou seguir com a solicitação a partir de sintomas que a criança apresente.
2. Exame de urina
Você sabia que a urina é uma fonte rica para diagnosticar doenças? Por meio dela, é possível perceber se existe a presença de infecções e bactérias, além de quantificar a perda proteica. Para realizar a coleta, os pais devem orientar a criança em relação a como deve ser feito esse processo.
O ideal é realizar o exame de urina todos os anos, evitando, assim, o surgimento de infecção urinária.
3. Exame de fezes
É comum que os pequenos desenvolvam um maior risco de terem vermes, já que o seu sistema imune ainda está em desenvolvimento. Além disso, crianças costumam entrar em contato com poeira e sujeira, levando as mão sujas à boca, o que as tornam mais sujeitas a infecções.
O exame de fezes é recomendado porque investiga a presença de protozoários e parasitas, podendo ser um indício de verminoses. Também vale a pena buscar ajuda médica na presença de sintomas de vermes abdominais, como perda de peso, falta de apetite e diarreia. O ideal é fazer esse exame a cada 6 meses.
4. Exame de visão
Logo após o nascimento, o teste do olhinho deve ser realizado para verificar se a visão do recém-nascido está normal. Caso esteja regular, o exame oftalmológico passa a ser recomendado a partir do seu primeiro ano de vida, com o objetivo de checar o desenvolvimento da visão das crianças nesse período.
Durante a infância, sinais como esbarrar em objetos ou cair com frequência, tropeçar e apertar os olhos para ler um livro ou assistir à televisão indicam a necessidade de uma avaliação visual dos pequenos.
Para o período escolar, é essencial contar com o acompanhamento de um oftalmologista anualmente, de forma a prevenir problemas de desempenho na escola.
Agora que você já conhece os principais exames de rotina para crianças, lembre-se de levar os seus filhos ao médico para que o profissional possa indicar a frequência ideal. Isso auxilia a prevenir doenças e a manter a saúde em dia — e é uma prática que deve ser adotada desde a infância até a terceira idade.
Gostou de conhecer os exames médicos infantis? Então, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro do assunto!