Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão precisou de uma maneira ao mesmo tempo eficaz e segura de progredir com suas empresas. Foi nesse momento que surgiu o programa 5S, uma metodologia baseada em 5 pilares para garantir a segurança do trabalho.
Neste post, explicaremos o que significa cada um dos S e como ele pode ser colocado em prática na sua empresa. Continue lendo para saber mais!
1. Seiri: a deficiência nos processos
O conceito de Seiri busca otimizar os processos de maneira a melhor utilizar os recursos existentes. No ambiente de trabalho, não é incomum nos depararmos com desperdícios ou má-utilização de recursos — um problema que pode tanto piorar a produtividade da equipe quanto aumentar os gastos.
Por isso, o primeiro pilar busca uma maior austeridade com os recursos da empresa, focando na redução do desperdício. Com isso, é possível reduzir custos desnecessários e focar nos processos realmente eficazes.
2. Seiton: a ordem na produção
O segundo pilar, Seiton, busca atentar os gestores para a organização da produção: ele versa que, para todos os trabalhos, deve haver uma sequência de atividades e responsáveis, para que haja ordem.
Além de facilitar a compreensão dos trabalhos, o conceito de Seiton também facilita o diagnóstico de problemas na produção. Com ele, conseguimos isolar com mais facilidade um trabalho específico, que pode estar comprometendo toda a cadeia de serviços.
3. Seizo: a limpeza no ambiente de trabalho
A limpeza está diretamente relacionada à saúde ocupacional e ao bem-estar dos funcionários — que, por sua vez, impactam diretamente na produtividade da empresa. Por isso, o terceiro pilar busca uma qualidade famosa dos japoneses, que pode ser executada em qualquer ambiente de trabalho: a limpeza.
Implementando uma cultura de limpeza, é possível tornar realidade um hábito que muitas empresas ainda não têm. Com um foco no longo prazo, isso ajuda a melhorar a saúde global dos funcionários e a reduzir acidentes de trabalho.
4. Seiketsu: as políticas internas
As políticas internas não são novidades no Brasil: a NR 1, por exemplo, deixa explícito que qualquer empresa pode criar regulamentos internos para a segurança do trabalho. No entanto, o Seiketsu busca uma universalização desse hábito, utilizando as normas internas para a criação de uma cultura organizacional da empresa.
Com essas políticas, é possível normalizar e padronizar qualquer processo, desde a comunicação entre setores até a própria cadeia de produção. Com isso, o ambiente de trabalho se torna mais organizado e produtivo.
5. Shitsuke: o compromisso com o cumprimento do sistema
Por último, mas não menos importante, temos outra característica famosa dos japoneses: seu senso de disciplina e compromisso com o trabalho. Esse é um dos principais fatores que fazem um processo ser bem-sucedido, em qualquer empresa.
O Programa 5S visa buscar 5 pilares de sustentação que tornam qualquer ambiente de trabalho mais organizado, seguro e eficaz. Seguindo esse pragmático modelo japonês, é possível transformar as relações de trabalho de sua empresa e torná-la cada vez mais produtiva e segura.
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