A segurança do trabalho é uma obrigação de todo empregador. Os danos à saúde dos funcionários podem ser incalculáveis, além de prejudicar a condição do colaborador, gerando afastamentos e até mesmo a aposentadoria precoce. Nesse cenário, é muito importante as organizações estarem atentas às curiosidades sobre segurança do trabalho e tudo o que envolve o tema.
Com isso, é possível promover um ambiente mais saudável e seguro para o desenvolvimento das atividades laborais, além de garantir os resultados almejados pela companhia. Quer conhecer 7 curiosidades sobre segurança no trabalho no Brasil e no mundo, e como a sua empresa pode proporcionar um ambiente mais saudável para os seus colaboradores? Então, continue a leitura!
A importância da segurança do trabalho
A segurança do trabalho é o conjunto de ações que têm como objetivo reduzir o número de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho, ao mesmo tempo em que protege a capacidade laboral e a integridade dos colaboradores. Trata-se de uma ciência que reúne conhecimentos da química, da engenharia e da medicina, entre outras áreas. Sua intenção é antecipar e entender os riscos presentes tanto no ambiente quanto na execução de atividades.
A segurança do trabalho nas empresas é vital para reduzir o número de acidentes e o surgimento de doenças decorrentes dos afazeres laborais. Entre 2012 e 2019, conforme um estudo realizado pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o país chegou a registar um acidente de trabalho a cada 49 segundos, além de um óbito em função deles a cada três horas e três minutos.
Ainda de acordo com dados divulgados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, mantido pelo Ministério em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, os números de acidentes de trabalho chegaram a 623,8 mil registros em 2018, sendo muito maiores do que os registrados em 2017, quando estavam na casa dos 574 mil registros.
O mesmo estudo evidencia que a previsão é de que o investimento previdenciário decorrente dos acidentes de trabalho seja de algo em torno de R$ 80 bilhões apenas com gastos provenientes de acidentes, e cerca de 350 milhões de diárias de trabalho perdido. Assim, a segurança do trabalho é essencial não apenas para o funcionário, mas também para proteger a empresa de altos custos inesperados.
Criar ações de prevenção, cuidar de seus colaboradores e promover o bem-estar é algo bem mais produtivo, econômico e rentável. Um negócio que conhece e investe na segurança é muito mais lucrativo, atrativo e estável.
As principais formas de prevenção de acidentes na empresa
Existem várias ações que podem ser realizadas para diminuir o número de acidentes de trabalho, tanto no Brasil quanto no mundo. Confira a seguir!
Evite improvisos
Uma das formas mais eficientes de se evitar os acidentes de trabalho é garantindo a segurança dos trabalhadores com estratégia e responsabilidade. Para tanto, é necessário evitar os improvisos e seguir as normas adequadas para cada negócio e as suas particularidades. Apostando em processos bem estruturados e padronizados, é possível diminuir as chances de acidentes do trabalho.
Aposte na promoção do diálogo
O acompanhamento e o comprometimento das lideranças da empresa com a segurança do time de trabalho é fundamental para aumentar a conscientização dos colaboradores e diminuir os riscos de acidentes. Para tanto, além de apostar em treinamentos, a prática de feedbacks constantes relacionadas à segurança do trabalho é fundamental para promover um ambiente mais saudável e seguro.
Incentive o uso de equipamentos de segurança
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são de grande importância para afastar o risco de acidentes de trabalho, já que a função desses dispositivos é de proteger os trabalhadores, garantindo a produtividade. Cada empresa, assim como cada função, exige EPIs específicos. Logo, é necessário adequar os equipamentos às necessidades da companhia e dos próprios colaboradores, garantindo sua eficiência e usabilidade.
No dia a dia, há o costume de menosprezar os EPIs e pensar que “nada vai acontecer”. É preciso desconstruir esse pensamento, se manter vigilante e exigir o uso dos equipamentos. Os problemas acontecem quando menos se está esperando, mesmo com os funcionários mais experientes.
Assim, crie políticas de conscientização e garanta a prevenção adequada. Também é importante realizar a manutenção e a troca dos materiais, conforme o necessário.
Promova a saúde física e mental
O estresse e o cansaço são dois grandes responsáveis por acidentes, assim como por doenças laborais. O ritmo acelerado, o excesso de afazeres e a pressão do dia a dia levam a altos níveis de desgaste, causando prejuízos físicos– como um ataque cardíaco – e emocionais.
A empresa deve incentivar o cuidado e o bem-estar. Ela pode oferecer atendimento psicológico, ou fornecer bons planos de saúde que incluam a psicoterapia. Para além disso, é importante construir uma rotina mais saudável e com menor sobrecarga, garantindo que o funcionário possa se dedicar à sua vida pessoal, ao seu lazer e seu descanso. Uma melhor organização das metas da companhia e distribuição de atividades pode contribuir para isso.
As curiosidades sobre segurança do trabalho no Brasil e no mundo
Agora que você já sabe qual é a importância da segurança do trabalho e as principais formas de prevenção de acidentes na empresa, veja as 7 curiosidades sobre esse assunto no Brasil e no mundo!
1. Morre um trabalhador a cada 15 segundos
Conforme estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos vai a óbito um funcionário decorrente de acidente de trabalho ou de doença relacionada à atividade laboral. Isso significa que, a cada 12 meses, cerca de 2,3 milhões de mortes acontecem relacionadas a acidentes de trabalho.
O mesmo estudo evidencia que, todos os anos, existem cerca de 313 milhões de profissionais que sofrem de lesões decorrentes do trabalho, o que mostra que 860 mil trabalhadores são feridos nos seus locais de trabalho diariamente. A forma mais eficiente de combater esses casos é investir em conscientização e prevenção na empresa.
2. A fadiga é um dos maiores causadores de acidente de trabalho
Você já deve ter ouvido falar que “trabalho não mata”, mas o trabalho em excesso pode causar grandes transtornos. O cansaço, também conhecido como fadiga, é considerado o principal motivo pelos acidentes de trabalho. O motivo é que os trabalhadores ficam menos atentos em suas atividades e acabam sofrendo acidentes desnecessários, que podem, inclusive, levar à morte.
3. O Brasil tem o segundo maior número de trabalhadores estressados
Essa talvez seja novidade para muitas pessoas. Apesar de o brasileiro ser considerado mundialmente como um povo receptivo, simpático e adepto a ritmos como o samba, uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA) revelou que o brasileiro é um dos povos mais estressados no trabalho, ficando atrás somente do Japão quanto ao número de trabalhadores nessa condição.
Nosso país ficou na frente de nações como a China e os Estados Unidos. Essa foi uma grave revelação, já que o estresse também leva a acidentes e a quadros clínicos, como a Síndrome de Burnout.
4. A realização de tarefas repetitivas facilita a ocorrência de acidentes de trabalho
Atividades repetitivas recorrentemente fazem com que os trabalhadores baixem o seu nível de atenção, o que aumenta o risco de acidentes. É claro que a existência de processos é fundamental para garantir a produtividade e a qualidade de produtos e serviços nas empresas, mas é preciso pensar em soluções, como a rotatividade em postos de trabalho, a fim de reverter a realidade de acidentes decorrentes do baixo nível de atenção.
5. Ocorrem mais de 2000 acidentes de trabalho todos os dias no Brasil
A cada ano, é registrada uma quantia enorme de acidentes de trabalho no Brasil. Em 2014, o Ministério do Trabalho e Previdência Social registrou 704.136 acidentes. Já em 2019, o Portal Radar SIT registrou 639 mil casos.
No caso das doenças e lesões ocupacionais, foram registrados 1,9 milhões de óbitos em 2016, conforme as estimativas conjuntas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Aqui, estão inclusas doenças crônicas, respiratórias e cardiovasculares, por exemplo.
6. Existem aplicativos educativos sobre a segurança do trabalho
Para ajudar a conscientizar e também a se informar, você pode contar com aplicativos específicos sobre o tema. Um exemplo é o SST-Fácil, da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (FUNDACENTRO), que apresenta questões sobre saúde, ergonomia e segurança.
Para além dele, existem muitos outros. O App Segurança do Trabalho reúne notícias, termos técnicos e normas regulamentadoras, entre outros pontos. Já o App Produtos Perigosos informa sobre os rótulos de vários produtos químicos e biológicos, alertando sobre seus riscos.
7. A empresa pode ser processada por acidentes de trabalho
Ao ser responsável por um acidente de trabalho, a empresa pode ser processada pelo próprio funcionário ou pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O Instituto indeniza profissionais acidentados, mas se a companhia teve responsabilidade no ocorrido, ela terá que ressarcir tais custos. Esse dever é garantido pela lei 8.213/91.
A empresa é acusada, por exemplo, quando os EPIs foram insuficientes ou inadequados, ou mesmo quando as normas não foram cumpridas. Para além disso, se o funcionário alega condições de trabalho prejudiciais, mesmo sem ter havido acidente, ele pode rescindir o contrato sem abrir mão de seus direitos.
Assim, boas políticas de segurança do trabalho se mostram fundamentais. A proteção e o cuidado com os colaboradores vai muito além de mantê-los satisfeitos e engajados, sendo vitais para o bem-estar do negócio.
Como vimos ao longo desta leitura, são várias as curiosidades a respeito da segurança do trabalho, sendo de fundamental importância que as empresas estimulem boas políticas, a fim de preservar a saúde e a integridade de seus funcionários. Assim, as organizações ainda garantem maior produtividade e a sustentabilidade de toda a companhia.
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